Aplicativos de encontros e paquera virtual – Reflexões Masculinas

jul 26 2018

Aplicativos de encontros e paquera virtual

aplicativos-de-encontros

Se você está procurando uma parceira, certamente já deve ter usado ou cogitado em usar aplicativos e/ou sites de encontros e paquera virtual.

Será isso um bom negócio? Vamos conferir neste artigo.

Agradecimento

Antes de iniciarmos, eu quero agradecer à leitora Ana Maria pela sugestão deste tema.

Pois é, o público do RM não é composto apenas de cuecas, e as mulheres são também grandes colaboradoras, seja quando nos sugerem temas ou elogiam nosso trabalho, seja para nos criticar, afinal, a crítica nos faz voltar a pensar nos vários assuntos que tratamos aqui.

Muito obrigado, então, Ana Maria, e fica aberto o convite a quem quiser nos escrever com sugestões e críticas construtivas.

Vamos, então, ao nosso tema.

Sites de paquera

Sites de paquera estão longe de serem novidades hoje em dia, mas vêm aperfeiçoando-se bastante ao longo do tempo, tentando fisgar participantes através de ferramentas cada vez mais personalizadas.

Com tamanha capacidade de personalização das ferramentas de busca, é possível afirmar-se que a pessoa está como que num “supermercado do amor”, e que seu poder de compra é elevadíssimo, permitindo que ela leve somente a mercadoria que de fato lhe interessar e não qualquer refugo de fundo de prateleira.

Com tamanho poder de selecionar a melhor pessoa, os riscos, em tese, tendem a diminuir, e os relacionamentos podem dar mais certo. Mas, claro que ainda existem os riscos, e falaremos sobre eles mais adiante.

Aplicativos de encontros

Se a coisa já estava ficando boa com os sites de paquera, ela melhorou ainda mais com o advento dos aplicativos, já que é muito mais fácil e prático estar online (e “caçando”) o dia todo num smartphone do que num PC normal.

Deslizando o dedo para “sim” ou para “não” é o suficiente para os aplicativos fazerem o resto do trabalho, que é cruzar as preferências de cada um até que ocorra um “match”, ou seja, até que se encontrem duas pessoas com as mesmas características.

Mas, as vantagens não param por aí. Vejamos a seguir.

Vantagens da paquera virtual

A principal vantagem, então, de usar aplicativos e sites deste gênero está em poder selecionar uma pessoa o mais parecida possível com você, aumentando as chances do relacionamento dar certo.

Outra boa vantagem é que você pode fazer a “fila andar” sem muita enrolação, já que existem outras zilhares de opções na sequência. Dessa forma, se a pessoa já te encheu um pouco a paciência, basta partir para a próxima, e assim sucessivamente.

E, o que dizer das pessoas tímidas que agora não precisam mais se expor frente a frente tão cedo, ou ainda, têm tempo para pensar em boas respostas para usarem numa conversa virtual sem meterem os pés pelas mãos? Show de bola, hein?

O mesmo se dá para quem não gosta de bares e baladas e que até aqui estava (teoricamente) em desvantagem, já que ficava menos exposto a oportunidades do que aqueles que saem para curtir.

E, creio eu, a melhor vantagem de todas: possibilita encontros pouco prováveis entre pessoas que talvez nunca fossem se conhecer em situações normais do cotidiano.

E esse lance de encontros improváveis é tão forte que, segundo uma pesquisa americana (sempre eles!), aumentou o número de relacionamentos entre pessoas de etnias diferentes nos Estados Unidos, um país onde isso é bastante raro.

Na mesma pesquisa feita nos States, afirma-se que 1/3 dos casamentos são entre pessoas que se conheceram por meios virtuais e que essas relações também estão mais duradouras.

Tudo muito bom, não é mesmo? Mas, claro, vamos falar agora dos pontos negativos da azaração virtual.

Desvantagens das paqueras virtuais

Procurar um novo amor por meios eletrônicos também tem seu lado ruim, e um deles é a pessoa viciar nesse tipo de interação e esquecer que o mundo real acontece longe das telas do PC ou do celular.

Outro ponto negativo é que, com tanta fartura de ofertas, as pessoas tornam-se intolerantes aos defeitos (normais e naturais) dos outros. Com a facilidade de fazer a fila andar, para que perder tempo trabalhando a paciência?

O problema é que você pode estar deixando ir embora da sua vida uma pessoa que tinha tudo para viver feliz contigo, apenas porque você foi exigente (e intransigente) demais. Aliás, invertendo os lados, você é realmente tudo aquilo o que pinta para os outros no seu perfil?

Esse é outro problema, afinal, assim como o papel, as telas também aceitam tudo o que se escreve nelas (ou nos aplicativos que as exibem), e aquela pessoa cheia de virtudes, de vida de aventuras e de alegrias pode ser na verdade o inverso disso tudo.

Outro ponto está na diferença entre o conjunto de virtudes e defeitos do seu par com aquilo o que você idealizava como perfeito na sua cabeça. Nem todos têm essa lucidez, e quanto maiores as expectativas criadas, maiores também são as frustrações, e temos de estar preparados para elas. Estamos lidando com seres humanos, nunca se esqueça.

A diferença de objetivos entre o casal também é outro fator que pode ser problemático, pois enquanto um pode estar querendo levar um relacionamento sério, o outro pode estar apenas querendo curtir um momento, e isso gera muito desgaste e sofrimento emocional.

Um enorme perigo para as mulheres

Também é importante colocar que, infelizmente, muitos homens têm se aproveitado das facilidades que a tecnologia proporciona para cometerem crimes, e vários são os casos onde os encontros terminaram em estupros, o que é lamentável.

Se você é mulher, tome alguns cuidados, como:

  • Não acreditar em promessas mirabolantes;
  • Ter um pé atrás com elogios e juras de amor. Lembre-se que os criminosos falam o que as vítimas querem ouvir;
  • Pesquise sobre o perfil do pretendente também em outras redes sociais;
  • Os documentos que porventura ele te enviar para comprovar a identidade podem ser falsos;
  • Só tope se encontrar em lugares públicos onde hajam várias pessoas;
  • Comunique a família sempre que for sair para onde está indo, com quem e que horas pretende retornar para casa.

Perigos para os homens

Da mesma forma, os homens também podem correr riscos, talvez não com relação a perigos físicos e psicológicos como as mulheres, mas materiais e emocionais.

Portanto, desconfie sempre de mulheres que pedem agrados, presentinhos e “provas de amor”, e que em troca deem apenas migalhas de afeto ou promessas de “quem sabe um dia…”

Também esteja atento se ela não está apenas querendo fazer ciúmes ou vingar-se de um namorado.

Quadruplique o alerta se ela estiver desesperada para ir morar o mais depressa possível com você. Essa paixão louca e repentina por um homem que ela nunca viu pode ser apenas um meio de ela sair de casa por algum problema com a família, com a vizinhança ou com um ex-namorado barra-pesada.

Cuidados para ambos os gêneros

Lembrem-se que a pessoa com quem você vai sair é uma completa desconhecida até então, mesmo que vocês já estejam conversando há algum tempo pelos sites ou aplicativos.

Lembrem-se também que a tela aceita tudo, e que em conversas por meios virtuais a outra pessoa tem tempo para poder formular exatamente a resposta que você quer ouvir, e assim poder te ludibriar.

Suspeitem de carinhos (virtuais) em excesso, principalmente se você é uma pessoa carente. É como ir com fome ao supermercado: você compra só porcarias.

Tomem muito cuidado também com relação a enviar documentos, fotos, dados pessoais, endereços e telefones de casa e do trabalho. Webcam, então, você já deve ter visto o grande número de vídeos que vazam diariamente na internet. Quer ser o(a) próximo(a)?

E, finalmente, jamais fale de suas posses, que tem dinheiro guardado ou outras coisas que evidenciem que você pode oferecer vantagens materiais numa possível futura relação. Lembrem-se que só existe o esperto porque também existe o otário.

Casos reais

Por experiência, eu tenho na família uma pessoa do sexo feminino que conheceu um homem por meios virtuais, se casaram e vivem muito bem desde então, isso há uns 10 anos. São pessoas maduras, de boa índole e com objetivos em comum.

Por outro lado, também tenho na família uma pessoa do sexo masculino que só arrumou mulheres interesseiras, tendo uma delas o deixado com uma dívida de 10 mil reais em apenas 2 meses em que moraram juntos. Isso sem falar das outras histórias.

Não significa que apenas os homens são honestos e as mulheres desonestas na relação, pois existe gente de má índole em ambos os gêneros, mas mostra que é arriscado pular de cabeça literalmente no escuro, e que todo cuidado é pouco.

Por isso, se você deseja um relacionamento sério, quanto mais tempo você conseguir “cozinhar o galo”, isto é, quanto mais tempo levar para ir se aprofundando e conhecendo melhor a outra pessoa, enxergando-a por dentro e não apenas a capa que ela apresentou, maiores serão as chances de você não quebrar a cara e finalmente encontrar uma pessoa que venha para somar de verdade.

Alguns estudos

Em estudos diversos publicados em sites na internet, estes revelam que os “dates” já superam outras formas de encontros.

Já, num estudo norueguês, chegou-se à conclusão de que os apps não aumentam as chances de obter-se um encontro casual, tendo a mesma eficácia de idas a bares e boates sem utilizar qualquer aplicativo.

Isso me parece ter sentido quando você imagina que, apesar de ser mais fácil preparar respostas sem estar-se frente a frente com a outra pessoa, ainda assim a falta de habilidade na conversação, especialmente em se criar tensão sexual, pode fazer com que a sua pretendente perca o interesse.

Ninguém consegue fingir ser o que não é por muito tempo, por isso é importante estudar sedução e não apenas sair atirando para todos os lados até acertar alguém desavisado.

Conclusão

A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas, e vem cumprindo o seu papel em todas as áreas onde é aplicada. Com os relacionamentos não poderia ser diferente.

Porém, muitas facilidades podem proporcionar muitas quedas e dores de cabeça também, e até que estejamos maduros e experimentados o suficiente para sabermos o que podemos e o que não devemos fazer, muita gente vai entrar pelo cano.

Aproveite, então, para conhecer pessoas maravilhosas, mentes encatandoras, culturas diferentes, mas não baixe totalmente a guarda ou poderá ser nocauteado(a) sem qualquer piedade.

Se você só quer curtição e encontrar alguém que também só deseja se divertir, aproveitem e muito. Existem muitas pessoas com os mesmos interesses que você.

Só não seja desonesto(a) com quem quer levar algo a sério. Seja sempre uma pessoa ética e honrada e curta quem está na mesma vibe que você, permitindo que os outros encontrem também aquilo o que estão procurando, sem perderem tempo lambendo feridas emocionais.






Gostaria de acrescentar algo? Comente abaixo: